Introdução de computadores
Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets
1.1 - Introdução a organização e arquitetura de computadores
Os computadores surgiram na década de 40, sua evolução vem de décadas, e ainda esta muito longe de chegar ao seu final. O primeiro computador foi criado em 1946, na universidade da Pensilvânia, pesada mais ou menos 30 toneladas e tinha 18 mil válvulas eletrônicas, ele fazia 500 multiplicações por segundo, nesse mesmo período foi desenvolvido o ENIAC, mas ele só foi anunciado depois do fim da guerra.
A primeira geração de computadores não tinham uma linguagem padronizada de programação, cada máquina tinha seu próprio código, então para realizar novas funções era necessário reprogramar o computador, além de serem computadores gigantescos, eles tinham um grande problema de superaquecimento, isso porque usavam válvulas elétricas e não microprocessadores, devido a esse superaquecimento as válvulas se queimavam, tendo assim um gasto muito grande com a troca das válvulas que queimavam.
Em 1947 houve a necessidade de reduzir os gastos que eles estavam tendo, foi então que a empresa Bell Laboratories criaram os transistores, que passaram a integrar os painéis das máquinas de computar, esses transistores eram criados a partir de materiais sólidos conhecidos como “Silício”, esse mesmo material é usado até hoje em placas e em outros componentes. Isso vez com que as segunda geração de computadores fossem cem vezes menores do que a da primeira, e bem mais econômicos, o uso de materiais de silício fez com que os componentes ficassem bem mais rápidos aumentando assim o desempenho do computador, permitindo que ele fizesse as tarefas em períodos de tempo mais curtos.
A terceira geração dos computadores se destacou o surgimento de teclados para digitação de comandos, os monitores também estavam permitindo a visualização de sistemas operacionais, mas bem primitivo bem distante dos sistemas gráficos que conhecemos e utilizamos atualmente.
Mesmo com