Introdução da Avenida Paulista
618 palavras
3 páginas
A Avenida Paulista, localizada na zona sul de São Paulo, é hoje um dos maiores símbolos de cultura, de lazer e, principalmente de negócios, que a cidade tem à oferecer ao turista e também ao paulistano. Em meio a grandes arranha-céus, centros comerciais com marcas conhecidas internacionalmente, com uma vida noturna agitada e inúmeros centros culturais como bibliotecas, livrarias, cinemas entre outros, é um lugar conectado com o mundo. Mas, este polo conhecido mundo afora nem sempre foi assim: até meados do meio do século XIII, a região era uma imensa floresta cortada por uma trilha que, viria a receber no início do século XX alguns ricos proprietários que haviam comprado imensos lotes de terra para construir suas casas, como a Casa das Rosas, uma das poucas casas que ainda existem. Em 1914 haviam 89 casas e mais da metade pertenciam à família estrangeiras que haviam imigrado para o Brasil naquela época. A região foi crescendo, e se tornando cada vez mais palco de atenções da elite que buscava ter um espaço só pra ela. A partir da década de 50 do século passado, os casarões foram comprados por empresários e, enfim demolidos para se tornarem grandes edifícios empresariais com suas representantes nacionais e transacionais instaladas ali.
Outros Atrativos da Região:
Como já citado anteriormente, a região concentra inúmeras atrações para todos os gostos e estilos de lazer e cultura. Ressaltamos aqui três atrativos que estão próximos ao MASP e que vale a pena serem visitados.
Casa da Rosas
Este imenso casarão foi um dos poucos que restaram do período em que a avenida se desenvolvia e crescia cada vez mais. Com estilo art déco, a casa foi inaugurada em 1935 e projetada por Ramos de Azevedo, o qual tem de sua autoria outros grandes monumentos na cidade como o Theatro Municipal a e Pinacoteca do Estado. A Casa é aberta ao público e funciona hoje como um local cultural dedicado à arte, à literatura e à poesia.
Parque Trianon
Aparte de toda agitação e