Introdução - Assim pois a questão (fichamento)
Introdução – Assim Pois a Questão
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? / Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. – Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
Após a leitura da introdução do livro “O que é a filosofia?”, prontamente podemos criar uma nova percepção a respeito dessa questão, vendo que, a resposta, que nunca deixamos de formular, vai bem mais além das formas abstratas que são respondidas.
Então, o que seria a filosofia? Primeiramente, de uma forma objetiva, os autores a respondem, dizendo que: a filosofia seria a arte de formar, de inventar e de fabricar conceitos. Mas essa seria a resposta que geralmente não varia. Ela estaria apenas acolhendo a questão. Como os autores citaram (DELEUZE, 1995; GUATTARI, 1992): “seria necessário também que determinasse uma hora, uma ocasião, circunstâncias, paisagens e personagens, condições e incógnitas da questão. Seria preciso formulá-la “entre amigos”, como uma confidência ou uma confiança, ou então face ao inimigo como um desafio”. “Os conceitos, como veremos, têm necessidade de personagens conceituais que contribuam para sua definição.” assim dizem os autores. Amigo seria um desses personagens, um personagem que transmite uma certa intimidade e potencialidade.
E o filósofo, seria o amigo da sabedoria, o amante. Já como pensador e criador do conceito, seria amigo do mesmo também e em potência, o próprio conceito. Assim como o