introdução as RIs
Ator internacional pode ser definido como a autoridade, a organização, o grupo e, inclusive, no limite, toda pessoa capaz de desempenhar uma função no campo internacional. Essa função pode ser na tomada de uma decisão, iniciar uma ação e inclusiva, simplesmente, exercer influencia sobre os detentos do poder de decisão e da força material.
INDIVÍDUOS
O individuo pode ser considerado como ator internacional, pois ao longo da história desenvolveu formas de organização e participação ativas em assuntos internacionais.
Mesmo não mantendo vínculos com determinadas organizações, quer sejam Estados, partidos, empresas, entre outras, os indivíduos por si só influenciam decisões, podendo ser de cooperação ou de conflito. São inúmeros os exemplos ao longo da história da humanidade do papel exercido por diversas figuras de expressão internacional e a sua influencia na formação da opinião publica internacional e da cultura global. Alguns exemplos são: Nelson Mandela, Napoleão Bonaparte, Mahatma Gandhi, lideranças do esporte etc.
OPINIÃO PUBLICA E MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Os meios de comunicação contribuíram decisivamente para intensificação dos atuais processos de globalização. A comunicação internacional, além de levar informação a indivíduos e grupos sociais diversos dentro dos Estados nacionais, permite a intensificação de relações sócias nas quais as diferentes sociedades se influenciam reciprocamente, modificando suas condutas e estruturas, criando ao mesmo tempo um público internacional, que esta constituída pelos indivíduos e comunidades dos diferentes países que acessam imagens e informações, particulares ou gerais, e constroem valores comuns sobre os acontecimentos internacionais a partir dessa informação recebida nos fluxos transnacionais de comunicação, com destaque para os canais de televisão e a internet.
Evidentemente, os fluxos internacionais de comunicação encontram-se desequilibrados, havendo grande defasagem entre os