Introdução as inteligências múltiplas
Editora ___________________________ Grupo Palestra Editora, Rio de Janeiro, 1ª edição, 2010. Mini-Curriculum do Autor ____________ Graduada em Letras, Mestre em Educação, Doutora em Educação a Distância, Capaci- tação profissional em Ensino a Distância. Tipo de Obra Resenhada _____________ Didático-Pedagógica
INTRODUÇÃO
O livro resenhado expõe detalhadamente estudos relativos a Inteligência do ser humano sob a óptica da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, oferecendo uma grande quantidade de subsídios e orientações para professores e profissionais da área de treinamento e desenvolvimento. Está dividido em quatro capítulos: 1. A Inteligência do Ser Humano; 2. A Teoria das Inteligências Múltiplas; 3. A Teoria da Inteligência Emocional; e 4. Exercitando as Inteligências Múltiplas (IM).
O estudo das Inteligências Múltiplas tornou-se indispensável, na medida em que, as técnicas usadas pelos estudiosos dessa área se apresentam como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem.
Os objectivos do livro resenhado são: a) Ajudar os alunos a conhecer as inteligências múltiplas; b) Identificar as inteligências múltiplas e desenvolvê-las; c) Aplicar os conhecimentos resultantes aos contextos pessoal e profissional.
Durante muito tempo, acreditou-se que a inteligência do ser humano era uma capacidade humana mensurável através de testes de Q.I. (Quociente de Inteligência). Em 1994, Howard Gardner apresenta os resultados de seu estudo sobre a inteligência e a define como sendo um “Espectro de Competências” que o indivíduo traz consigo ao nascer, portanto, inata.
Segundo a autora, Gardner elabora um novo conceito de