Introdução as gerações
Nos dias atuais é comum encontramos várias gerações trabalhando juntas em um mesmo ambiente. Cada uma possui a sua individualidade, suas características,valores e atitudes em relação ao cotidiano e a cultura organizacional.
No trabalho a seguir vamos entender um pouco sobre gerações X e Y e como as mesmas compõem o ambiente organizacional em seus diferentes aspectos.
Atitudes e Valores:
Geração Y - Nascidos entre 1984 e 1990, são tecnologicamente superiores; tendem a ter entendimento global; necessitam de reconhecimento positivo periódico; desejam crescimento rápido na carreira e são imediatistas. Tecnicamente muito sofisticados; multi-tarefeiros; fiéis aos seus projetos; informais, autônomos e individualistas. Não abrem mão de gerenciar simultaneamente sua vida pessoal e profissional. Precisam se sentir "fazendo parte" do time: liderança por coletividade e inclusão
- valorizam família, relações interpessoais e lealdade.
- defendem o que é genuíno e têm repulsa pela falsidade.
- têm a fama de otimistas e acreditam na possibilidade de mudança.
- brigam pela defesa do ambiente e pela justiça social.
- prezam tolerância e diversidade, trabalho em equipe e equilíbrio.
- buscam espiritualidade e estão abertos à possibilidade do divino.
Geração X – Nascidos entre 1964 e 1983,buscam equilíbrio entre a vida pessoal e profissional; são pessoas autocentradas, empreendedoras e extremamente independentes: altamente pragmáticas e orientadas ás ações; liderança por competência; grupo mais conservador da força de trabalho. Meta de carreira dirigida a novos desafios; gostam de trabalhar num ambiente de equipe de equipe e a primeira geração que verdadeiramente domina os computadores – Era de Informação.
- Busca da Individualidade sem a perda da convivência em grupo.
- Maturidade e escolha de produtos de qualidade.
- Ruptura com as gerações anteriores.
- Maior valor a indivíduos do sexo oposto.
- Busca por seus direitos.
- Respeito à família menor