Introdução ao socialismo
Profª Ms. Tharsila De Medeiros
ECONOMIA I
Aulas 1 e 2 – Introdução à Economia
Leitura indicada: Vasconcellos & Garcia. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva, 2000, capítulo 1.
Problemas Econômicos em Nosso Cotidiano
●
São inúmeras as questões econômicas que cercam nosso cotidiano:
Aumento de preços; Períodos de crise econômica ou de crescimento; Desemprego; Comportamento das taxas de juros, etc.
●
●
●
●
●
O objetivo do estudo da Ciência Econômica é o de analisar os problemas econômicos reais e formular soluções para resolve-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.
Notícias da Folha on Line
Conceito de Economia
●
A palavra Economia deriva do grego oikosnomos (de oikos, casa; e nomos, lei), significa a administração de uma casa, ou do Estado. "A Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as inúmeras necessidades humanas". Conceitos importante, que são a base e o objeto de estudo da Ciência Econômica: ESCOLHA, ESCASSEZ, NECESSIDADES, RECURSOS, PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO.
●
●
Conceito de Economia
●
Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (recursos naturais, mão-de-obra, capital, etc.) são escassos; contudo, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade. Nenhum país dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades da coletividade. As necessidades humanas podem ser de natureza primária (ditadas pela conservação da própria vida; ex: alimentação) ou secundária (ou seja, aquelas que tendem a aumentar o bemestar