Introdução ao Serviço Social
Aula 2- Reflexões sobrebo conceitonde classes sociais.
Aula 3- A complexificação da questão social na subjetividade da classe trabalhadora.
Para entendermos sobre o conceito da Questão Social, antes é preciso saber o processo de hestoricidades, ou seja , o que culminou para que a questão social podesse ser profissionalizada. Questão Social, significa um conjunto de problemas políticos sociais e econômicos. O que isso quer dizer?
Quer dizer, que teremos que ampliar nossos conhecimentos sobre tudo na Revolução Industrial, que foi o marco principal para o pensamento lógico capitalista.
Percebemos até então que desde a antiguidade as classes socias eram dividas em dominantes que era os que possuiam bens e as dominadas que eram os trabalhadores de baixa renda que utilizavam suas forças físicas para gerar riquezas e capital para os dominantes. Com a chegada das máquinas esse trabalho foi substituido, gerando uma onda de revoltas e lutas entre as classes. Além do mais a pobreza e a desigualdede crescia um número alarmante. Pessoas que viviam sujeitos a trabalharem em condições miseráveis, outros nem trabalho tinha, claro.
Qual seria a explicação para tanta miséria? Já que com a chegada da Revolução Industrial o país se tornaria mais globalizado e expansível? Respostas simples, meus caros colegas e professora, estava óbvio que toda riqueza gerada só permanecia nas mãos dos ricos.
Foi aí que Karl Max propós uma análise crítica da sociedade de classes. Segundo ele o capitalismo era a principal causa da pobreza, e defendia a uniãos dessas classes subordinadas a lutarem para acabar com essa característica abusiva.