Introdução ao Roteiro Cinematográfico
Por Giselle Jacques
O que é um roteiro?
Roteiro é a forma literária de qualquer produção audiovisual, escrita por um ou vários profissionais que são chamados roteiristas. É um instrumento narrativo utilizado como matriz para produções de cinema ou televisão.
O roteiro contém a íntegra de um filme ou vídeo, dividido em partes numeradas chamadas cenas ou sequências (acumulado de cenas). O roteiro apresenta personagens e cenários sem, no entanto, descrevê-los muito detalhadamente. Inclui todos os diálogos, com indicações para os atores quanto à entonação da voz e à atitude corporal. Além disso, informa o momento em que cada cena deve ser filmada, sua localização temporal quanto à luz.
Produções documentais e publicitárias também seguem um roteiro. No entanto, esse documento de não-ficção tem sua própria linguagem e estrutura. Aqui, falaremos, exclusivamente, de roteiros de ficção. No teatro, o roteiro é chamado script ou espelho, e também tem sua forma própria de escrita.
O roteiro pode ser considerado uma obra literária e se diferencia das narrativas tradicionais (romance, conto, etc.) pela estrutura na qual é confeccionado. Um roteiro é entendido visualmente como tal, não importa e que idioma seja escrito. Essa padronização se denomina Tratamento.
Um roteiro de cinema pode ser definido como uma tentativa sistemática e ordenada para prever o futuro filme. É uma previsão que, na prática, se concretiza em um manuscrito contendo a descrição, cena por cena, do filme a ser produzido.
Algumas leituras indispensáveis para quem quer se desenvolver como roteirista são:
CARRIÈRE, Jean-Claude. BONITZER, Pascal. Prática do Roteiro Cinematográfico. São Paulo: JSN, 1996. 144 p.
COMPARATO, Doc. Roteiro. Rio de Janeiro: Nórdica, 1984. 264 p.
FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. 226 p.
FIELD, Syd. Os Exercícios do Roteirista. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996. 180 p.
HOWARD, David. MABLEY,