Introdução ao Plano Inclinado
Este é um trabalho acadêmico que tem como foco principal promover o conhecimento à respeito de um corpo sobre o plano inclinado e suas respectivas forças e elementos físicos. Serão abordados cálculos e teoria relacionados ao tema.
INTRODUÇÃO
Plano Inclinado
Um corpo apoiado sobre um plano inclinado à um ângulo θ possui algumas forças, tais como a força peso, resultante da ação da gravidade, as forças peso decompostas em x e y e a força normal, que consiste na reação ao contato do plano com o corpo analisado e a força de atrito, sempre contrária ao movimento. A decomposição do peso do corpo em x e y também pode ser chamada de componentes tangencial e normal, respectivamente. A primeira é traçada paralelamente ao plano inclinado. Já a segunda, é perpendicular ao plano inclinado, como mostra a figura abaixo:
Figura 1: Forças que atuam em um corpo sobre o plano inclinado.
Força de Atrito
Sempre que um corpo desliza sobre o outro, cada um exerce uma força paralela às suas superfícies. Esta força é denominada força de atrito e está relacionada ao contato dos corpos, podendo variar de acordo com a inclinação do plano inclinado, por exemplo.
A força de atrito é sempre oposta ao sentido do movimento e quando atua sobre dois corpos em repouso relativo é chamada de força de atrito estático.
Segundo Leonardo da Vinci, a força normal e a de atrito são proporcionais e a força de atrito é independente da área de contato entre o corpo e a superfície. A fórmula para o cálculo da força de atrito é dada a seguir,
F atrito = µ x F normal
Onde o coeficiente de atrito entre as superfícies é representado pela letra grega µ e pode variar de acordo com o tipo dos materiais em contato.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/159/Pratica_7_-_Equilibrio_em_um_plano_inclinado.pdf http://www.fisica.net/mecanicaclassica/planoinclinado.pdf
http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/06_forca_de_atrito.pdf