Introdução ao pensar cap. v, vi e vii
Texto: Introdução ao pensar Cap. V, VI e VII
Capitulo V
Falasse sobre o ato de pensar, representar e ter idéias, as idéias são chamadas de conceitos, pois são imagens do nosso pensamento em contado com o real, para filosofar devemos abrir nossas mentes, esvaziá-las e ver a realidade da experiência.
Nossas experiências nos mostra de fato como é a realidade, algo que era indiferente, quando temos alguma experiência com o mesmo, já enxergamos da forma que é d fato (como o mar no exemplo do texto).
A todo o momento que pensamos temos idéias, é chamada de idéias infinitas, ela é o caminho para o conhecimento.
Fala-se Também da diferença dos cientistas para os filósofos, os cientistas fazem tudo por medidas e os filósofos por experiências, sem medidas. " A ciência não compreende, a ciência mede."
O ser pensa individualmente, tem experiências diferentes, e refletem sobre tudo o que lhes acontece, é a reflexão que cada ser tem que se torna conhecimento ( a abstração).
" A filosofia significa aprendizagem de indagação do ser na senda de conceito e idéias"
Capitulo VI
" O homem se distingue dos demais seres por que pensa", o homem tornou o mundo o que é hoje, pensamos tanto no mundo e em como ele está que criamos ideologias.
" Ideologias é um saber elaborado a partir de certos interesses e fechado a amplos aspectos da realidade". A ideologia é para o homem se sentir poderoso, sentir que está onde deveria, é um conceito fechado da realidade, a filosofia é o pensamento aberto, onde há críticas e enxerga que o mundo visto não é o real sonhado.
Quando o mundo está em crise, a filosofia aparece, pois começa-se a ser questionada as coisas que estão dando errado.
Sócrates fazia os atenienses se questionarem sobre todas as coisas, dia e noite, atrás de despertar a admiração e a angústia, e fazia o homem filosofar.
A admiração é uma das principais formas de se questionar, o