Introdução ao PCP
O planejamento e o controle visam traçar uma linha de ação, ditando as coordenadas para o bom andamento do processo de produção. O planejamento é voltado ao longo prazo, e tem como objetivo principal a satisfação de prazos de entrega estabelecidos por clientes, a um custo mínimo possível. O controle entra em ação com a finalidade de ajustamento de operações para encaixa-las nos planos estabelecidos, dessa forma é possível lidar com as incertezas do longo prazo.
2.0 –Objetivos do Planejamento Como mencionado anteriormente todos os objetivos do planejamento da produção são centrados na idéia de estabelecimentos de prazos de entrega exigidos pelo cliente. Para isso devem ser estabelecidos padrões de atividades, utilizando mão de obra e equipamentos disponíveis, dimensionar necessidades de materiais, integrar o fluxo de informações, estoques, manuseio transporte e produção, sempre a um menor custo possível.
O processo envolve estabelecimento de níveis futuros de produção desejados, sendo assim, é durante o planejamento que a gerencia deve tomar decisões importantes que definirão a capacidade da fábrica. Para que estas decisões sejam acertadas é necessário que se conheçam as necessidades do mercado no qual a empresa atua, o tipo de demanda que tem o produto e o sistema de produção que é utilizado na fábrica.
O plano de produção deve ter diversos níveis diferentes, cada um deles orientando decisões diferente. Planos em níveis mensais ou para um ano, definem decisões mais operacionais como necessidades de mão de obra, ou níveis de estoques. Já um planejamento de maior extensão, pode definir a compra de novos equipamentos, ou investimentos em reformas de maquinário. Já quando trata-se de longuíssimo prazo, as decisões orientadas pelo plano de produção são de maior nível de importância, por exemplo a construção de uma fábrica.
3.0 –Tipos de Produção Industrial
Para realizar o planejamento da produção é