introdução ao método da teoria social
Netto discorre tambémsobre alguns equivocos relacionados a teoria social crítica, onde muitas delas decorrem de influências positivistas. Desses equívocos se destaca uma apresentação simplista da obra marxiana. Entreeles, o autor destaca uma suposta irrelevância das dimensões culturais e simbólicas e um pretenso "determinismo" no pensamento de Marx.
O autor destaca também o fato de que o método de Marx decorrede conhecimento existente, acumulado, embora Marx tenha partido criticamente dele. A teoria marxiana decorre especialmente de três linhas de pensamento: a economia política inglesa, o socialismofrancês e a filosofia alemã.
Num terceiro momento de seu texto, Paulo Netto esclarece o que é teoria para Marx. Para Marx teoria é uma das modalidades do conhecimento (outras são: a arte, conhecimentoreligioso, senso comum). O conhecimento teórico é o conhecimento do objeto tal como ele é em si mesmo. Teoria é uma reprodução no plano do pensamento, do movimento real do obejto pelosujeito\pesquisador.
Assim, o objeto tem existência objetiva, não depende do sujeito e o objetivo do pesquisador é ir além da aparência imediata, é buscar a essência do objeto(sua estrutura e dinâmica). Destemodo a relação entre sujeito e objeto não é uma relação de externalidade pois o sujeito está implicado no objeto.
Assim, o método da teoria social crítica dispõe de vários instrumentos de pesquisa quesão comuns a várias concepções metodológicas diferentes, como análise documental, recolha de dados, diversas formas de observação, quantificação,