introdução ao mercado Financeiro
O Mercado financeiro ou bancário, é o conjunto de instituições e operações de fluxos de recursos monetários entre os agentes econômicos, é um processo de emprestadores e tomadores de empréstimo, o valor do empréstimo é a taxa de juros, eles são considerados intermediários financeiros, como por exemplo Bancos que são intermediários entre os depositantes e os tomadores.
Para que haja um equilíbrio no mercado, é necessário igualar o total do que as pessoas desejam emprestar, com o total que as pessoas desejam tomar emprestado, e o equilíbrio esta relacionado ao valor da taxa de juros, pois quanto mais elevada incentivam mais os emprestadores, o mercado precisa encontrar a taxa de juros de equilíbrio.
O mercado financeiro esta subdividido em:
- Mercado financeiro, que apresenta uma referencia comum para as diversas negociações financeiras.
- Mercado monetário, envolve as operações de curto e curtíssimo prazo, realizando um controle ágil e rápido da liquidez econômica.
- Mercado de crédito, operações de curto e médio prazo, capital de giro das empresas.
- Mercado de cambio, é a operação de conversão de moeda de um pais pelo outro
- Mercado de capitais, assume um papel mais relevantes ao processo de desenvolvimento econômico, é um mercado que esta estruturado de modo a suprir as necessidades de investimentos a médio e longo prazo para capital de giro e capital fixo.
- Mercado de derivativos, é formado por contratos privado, entre duas ou mais partes, como uma ação, titulo, moeda ou commodity.
Existiam algumas formas de troca, como por exemplo em outras épocas as civilizações dependiam do seu próprio esforço para satisfazer suas necessidades, se desejasse algo teria que produzir ele mesmo, e logico nem sempre ele dominava todas as técnicas para produzir algo, ou deveria se especializar exclusivamente a uma única tarefa.