introdução ao marketing
O cenário atual brasileiro exige mudanças. Vindo de uma economia onde a inflação oscilava com freqüência, as empresas tinham oportunidades de altos ganhos com investimentos. Atualmente, devido ao alto grau de especialização e a margem de contribuição cada vez menor, as empresas precisam inovar para sobreviver.
Dar maior atenção às atividades principais é primordial para a especialização das empresas e, direcionar o mercado e atender à demanda da região em que se atua, deve ser o foco principal de empresas que surgem para ganhar participação no mercado .Também, as empresas distribuidoras precisam estar atentas às novas oportunidades, pois estas surgem esporadicamente, e a comercialização de novos produtos em uma nova área de atuação deve ser um propósito para aumentar a potencialidade de suas vendas.
O mercado mostra-se favorável para a entrada de novas distribuidoras de produtos ,portanto, num cenário competitivo como o atual, não há mais espaço para amadorismo, incapacidade e despreparação da empresa na realização de suas atividades.
Antes de iniciar uma empresa, o empreendedor deve elaborar um plano de negócio, um plano de Marketing Portanto, o Plano de Negócios ,o Plano de Marketing é um documento que pode indicar ao empreendedor se o negócio tem potencial de sucesso ou pode evidenciar que ele é inviável (DOLABELLA, 1999). Dessa forma, este trabalho foi elaborado utilizando-se de um conjunto de ferramentas e manuais da rede Sebrae que tem o intuito de dar uma visão ampla e prática das ferramentas de gestão existentes .Tem como objetivo orientar na elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao mercado de atuação , contribuindo assim para o aprimoramento da empresa ,bem como captação de clientes , aumento nas vendas e por que não de lucratividade para quem deseja abrir o seu negócio ou aprimorá-lo.
O plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regulamentada utilizada e atualizada , pois permite analisar o mercado ,