Introdução ao estudo d direito
Curso de Direito
Matéria: Introdução ao Estudo do Direito
Professora:
Acadêmica:
Turma: 1f
Resenha
A Luta Pelo Direito
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: * IHERING, Rudolf von, A Luta pelo Direito. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: 2006
Rudolf von Ihering, jurista alemão. Seu renome, como jurista, iguala ao de Friederich Karl von Savigny e Bernhard windscheid, consagrado como uma das maiores expressões da ciência jurídica do século XIX.
Um livro de 95 páginas varia de R$ 15.00 à R$ 20.00 reais, já foi traduzido em varias línguas e que apresenta uma Luta pelo direito, o direito de um individuo, de uma sociedade, de uma nação. A finalidade em que o autor escreveu o livro foi para promover o estado de espirito em que este há de buscar sua energia vital, e que é o que conduz à atuação firme e corajosa do sentimento de justiça.
“Não permite que vosso direito seja pisoteado impunimente”; uma ideia desenvolvida e trabalhada pelo autor.
O livro é dividido em cinco capítulos, em princípio o autor aborda que o fim do Direito é a paz, o meio de que se serve para consegui-lo é a luta e que a vida do Direito é a luta: luta dos povos, dos governos, das classes sociais, dos indivíduos. Todo e qualquer direito, seja o direito de um povo, seja o direito do indivíduo, só é afirmado por uma disposição ininterrupta para a luta.
Ihering apresenta a conceituação de direito sob duas acepções distintas, a objetiva que representa o aparato jurídico do Estado, e a subjetiva que representa a atuação moral dos indivíduos que vivem em comunidade. Porém a norma dotada na obra do autor é a subjetiva.
Apesar de todos os direitos que foram conquistados na história com muita luta e força, haverá de dar espaço para o novo, porque o direito sempre está em formação e em constante rejuvenescimento. Ihering afirma, que o amor que um povo dedica ao seu direito e a energia despedida na sua defesa são determinados pela intensidade do esforço e do trabalho que ele