INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROTEÇÃO E SELETIVIDADE EM SUBESTAÇÃO DE CONSUMIDOR
2655 palavras
11 páginas
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROTEÇÃO E SELETIVIDADEEM SUBESTAÇÃO DE CONSUMIDOR
Thiago Almeida Santos
Resumo: Este artigo tem como objetivo, orientar e demonstrar a importância de um estudo de coordenação e seletividade para subestação de consumidor. A comparação entre os tipos de seletividade, mostra porque o uso de um dispositivo eletrônico para controle da proteção em uma subestação é importante. Ficam claras as vantagens de se usar um relé de coordenação por tempo/corrente, também conhecido como relé de curva de tempo inverso. O estudo de coordenação e seletividade está presente no meio industrial como uma parte imprescindível do trabalho da engenharia elétrica. Tem como finalidade determinar valores de ajuste das proteções no sistema, afim de que na ocorrência de um curto-circuito, apenas o disjuntor mais próximo da falta atue o mais rápido possível. Com base no diagrama unifilar da subestação e em medições em campo, são calculadas as correntes de curto circuito, dependentes do valor das impedâncias presentes no sistema. Dessa forma, com o auxílio de um programa específico, ou do Microsoft Excel, é possível gerar as curvas de atuação das proteções e analisá-las graficamente em relação às curvas possíveis em um relé de curva de tempo inverso.
Palavras-chave: Coordenação. Seletividade. Subestação.
1 INTRODUÇÃO
Segundo item 5.3.1.2. da NBR 14.039, toda subestação com potência instalada maior que 300kW, deve ter a proteção geral de média tensão feita por um disjuntor com atuação comandada por um relé de proteção, com no mínimo, as funções 50/51 e 50N/51N.
Essas funções são padronizadas pela ANSI, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona o uso, promulgação e criação de normas e diretrizes utilizadas em praticamente todos os ramos da indústria. A função 50 e 51 dizem respeito ao relé de sobrecorrente instantâneo e temporizado, respectivamente, para faltas fase-fase. Já as funções 50N e 51N dizem respeito ao relé de sobrecorrente