Introdução ao Estudo da Patologia
Introdução ao Estudo da Patologia
PATOLOGIA = estudo das doenças (do grego pathos = doença, sofrimento e logos = estudo). Pode ser conceituada com a ciência que estuda as causas das doenças, os mecanismos que a produzem, as sedes e as alterações morfológicas e funcionais que apresentam.
SAÚDE = estado de adaptação do organismo ao ambiente físico, psíquico ou social em que vive, sentindo-se bem (saúde subjetiva) e sem apresentar sinais ou alterações orgânicas evidentes (saúde objetiva). A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade (normal) é utilizado em relação a parâmetros de parte estrutural ou funcional do organismo. O normal é estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro.
DOENÇA = estado de falta de adaptação ao ambiente físico, psíquico ou social, no qual o indivíduo sente-se mal (sintomas) e apresenta alterações orgânicas evidenciáveis (sinais). sintoma – é o que o paciente relata sentir. Ex.: dor sinal – é aquilo que pode ser observado. Ex.: pressão, febre.
DIVISÕES DA PATOLOGIA = a patologia engloba áreas diferentes como:
Etiologia (estudo das causas);
Patogênese (estudo dos mecanismos);
Anatomia Patológica (estudo das alterações morfológicas dos tecidos que, em conjunto, recebem o nome de lesões);
Fisiopatologia (estudo das alterações funcionais dos órgãos afetados).
A Patologia Geral estuda os aspectos comuns às diferentes doenças no que se refere às suas causas, mecanismos patogenéticos, lesões estruturais e alterações da função. A Patologia Especial se ocupa das doenças de um determinado órgão ou sistema ou estuda as doenças agrupadas por suas causas.
LESÃO (ou processo patológico) = é o conjunto de alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais que surgem nos tecidos após agressões. As lesões são dinâmicas: começam, evoluem e tendem para a cura ou para a cronicidade. Portanto, o aspecto morfológico de uma lesão é