INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GEOMORFOLOGIA
993 palavras
4 páginas
Fabíola Mathias TavaresProfessor- Irimar Bitencourt de Bem
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GEOMORFOLOGIA
RESUMO
Costumamos quando questionados sobre um determinado assunto associar o mesmo a palavra, então quando lemos sobre geomorfologia vamos direto a sua origem grega definindo como conhecimento das formas da terra, porém ela vai alem disso, ela evidencia a importância de se estudar o relevo, sendo um estudo especifico, com sistemas próprios, objetivando analisar as suas formas. Sua área de atuação é a superfície da crosta terrestre levando em consideração fatores antigos e novos e as ações sofridas no processo, tanto endógenas como exógenas.
Palavras-chave: Geomorfologia. Superfície. Relevo.
1 INTRODUÇÃO
Abordar um tema como Geomorfologia não é uma tarefa das mais fáceis, pois temos grandes estudiosos neste assunto, além de escritores de renome como Christofoletti que trata desse assunto com autoridade e maestria. Sendo um ramo da geografia, assim como ela, esta em constante transformação, deixando assim cada vez mais interessante.
A constante transformação da crosta Terrestre e a importância de estar estudando o relevo para diferentes campos do conhecimento (planejamento urbano e regional, análise ambiental...) faz com que a geomorfologia seja tão importante, integrando tanto na geografia física, como na geografia humana, devido aos desastres naturais e às relações homem-ambiente, e também na geografia matemática, no que diz respeito à topografia.
A idéia prevalecente sobre a criação do relevo era do catastrofismo como causa principal, sendo ao longo do tempo demonstrado que outros fatores eram extremamente relevantes na modelagem da superfície da Terra.
2 DESENVOLVIMENTO
Partindo do princípio de que tanto os fatores internos, como os externos, são cruciais, demonstrando grandes