Introdução ao direito trabalhista e previdenciário
1
1 Introdução ao Direito Trabalhista e Previdenciário
Introdução ao Direito do Trabalho e Previdenciário – História e Evolução do Direito do Trabalho e Previdenciário – Conceitos
Prezado Aluno:
Algumas definições são fundamentais para o entendimento da matéria.
Assim definiremos Trabalho, Seguridade Social e Direito.
Trabalho é todo espaço físico ou mental para obter um resultado, em benefício próprio ou de terceiro.
Com base nesta definição indagamos se o ser humano sempre trabalhou?
E Direito é o conjunto de princípios, normas e Instituição que regula alguma fato no convívio social.
E o ser humano, é um animal racional e gregário, que, por segurança e instinto de preservação vive em grupo ou em sociedade.
Assim, se o ser humano sempre trabalhou, fazendo ao menos esforço para se alimentar, podemos concluir que sempre existiu o Direito do Trabalho?
Se a resposta for não, indagamos por quê?
A solução está no fato econômico, isto é, se todos os insumos forem abundantes, derem para contemplar a todos do grupo, não haverá conflito não havendo necessidade de regulamentação através do Direito.
Todavia se os fatores forem raros ou insuficientes para atender a todos do grupo, haverá necessidade de regular o seu uso pela sociedade ou grupos através do Direito.
Assim vemos os três elementos necessários do Direito do Trabalho isto é, existia a vida em grupo, existia algum fator raro e existia a necessidade de um esforço para obtê-lo.
DIREITO DO TRALHO
Ou
RELAÇÕES DO TRABALHO
ANTECEDENTES
1. ESCRAVIDÃO – Havendo abundância de fatores econômicos e compatibilidade social, não haverá conflito e prevalecerá a paz social, trabalho é comunitário e os frutos dos mesmos partilhados.Todavia havendo algum fato raro, incompatibilidade social ou noção de propriedade surge o conflito onde o mais forte e o mais fraco. Mental ou numericamente os mais organizados tendem a dominar e subjugar os mais fracos.
Em um