Introdução ao direito de família. Princípios.
Direito - 7ª Série – Direito Civil VII
Taís Nader Marta
Pág. 5 de 8 apenas biológica, isso porque não se edifica apenas em laços de sangue, mas sim, pelos laços de afeto. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno) Fazer a leitura do Capítulo 1 do PLT (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro 6. São Paulo: Saraiva), item 3 “Princípios do Direito de Família”.
Passo 2 (Aluno)
Apontar quais são os principais princípios de direito de família observados a partir da leitura do passo anterior, e realizar um fichamento (resumo) apontando cada um deles, explicando- os com as suas palavras.
Passo 3 (Equipe) Apontar uma situação em que podemos verificar a colisão de princípios de direito de família considerando que os princípios são normas abertas, e é possível colisão de princípios (resolvendo essa situação com a ponderação de interesses) e, considerando ainda, que toda norma jurídica é composta por regras e princípios, e que todo princípio tem força normativa, razão pela qual possibilita que o operador do direito fundamente o seu pedido e o juiz decida com base em princípios.
Passo 4 (Equipe) Abalizar qual a solução que a equipe encontrou para resolver o conflito apontado no passo anterior fundamentando-o e justificando o motivo pelo qual determinado interesse se sobressaiu sobre outro.