Introdução ao cep
Introdução ao CEP
São Paulo – SP
2012
FATEC
Introdução ao CEP
Trabalho apresentada a disciplina de Física sob orientação do prof° Oswaldo .1°semestre/2012 , Tecnologia em soldagem
São Paulo- SP
2012
Objetivo:
Calcular média, desvio padrão e mediana para o diâmetro de 25 esferas
Introdução:
O Controle Estatístico de Processo é uma técnica utilizada nos processos de produção que auxiliam na detecção de problemas na fabricação de um produto, visando diminuir desperdícios e retrabalhos, bem como aumentar a produtividade. Esse aumento da produtividade é buscado, em geral, por meio da padronização da produção, isto é, por meio de se minimizar variações nas especificações dos produtos operando-se de modo estável.
Nesse sentido, a Estatística fornece subsídios de como coletar dados e formalizar um padrão a ser utilizado no acompanhamento do processo em questão, permitindo que o processo seja capaz de ser repetido e capaz de operar com pouca variabilidade ao redor do alvo (parâmetro, medida padrão a ser perseguida, objetivada, alcançada). Controle Estatístico de Processo é uma expressão mais aplicada a processos industriais, enquanto que Controle Estatístico de Qualidade aplica-se mais a setores de serviços. No entanto, conforme empresas industriais vão se ampliando e transformando suas formas de gerenciamento, elas passam a usar técnicas administrativas dos setores de serviços ao perseguir paradigmas do tipo “satisfação do cliente”, “qualidade total”, dentre outros. Alguns autores preferem classificar o Controle Estatístico de Processo como parte do Controle Estatístico de Qualidade (C.E.Q.), e outros classificam o C.E.P. como uma das ferramentas da Qualidade.
Sintetizando O Controle Estatístico de Processos é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais