Introdução ao calculo
Mineiro de Governador Valadares, o empreendedor Eike Batista nasceu em novembro de 1956. Desde muito cedo, Eike desenvolveu visão global de negócios, fruto, em grande parte, da própria experiência de vida. Depois de passar a infância no Brasil, foi morar, no início da adolescência, em locais como Genebra (Suíça), Düsseldorf (Alemanha) e Bruxelas (Bélgica), acompanhando a família, que se mudou para a Europa por conta da carreira profissional do pai. Em 1974, iniciou o curso de Engenharia Metalúrgica na Universidade de Aachen, na Alemanha. Ainda em meio à faculdade, começou a vender apólices de seguro de porta em porta na cidade para garantir uma renda pessoal e se manter de forma independente.
De volta ao Brasil, no início dos anos 80, começou a empreender no setor mineral. Fluente em cinco idiomas – português, alemão, inglês, francês e espanhol – foi intermediário entre produtores na Amazônia e compradores em grandes centros do Brasil e da Europa. Na mesma década, implementou a primeira planta aurífera aluvial mecanizada na Amazônia, criou o próprio grupo e tornou-se o principal executivo da canadense TVX Gold – empresa listada no Canadá e que propiciou o início do relacionamento com o mercado de capitais global. Eike criou e colocou em operação oito minas de ouro no Brasil e Canadá, uma mina de prata no Chile, além de três minas de ferro no Brasil. Desde 2000, o empreendedor passou a focar nas necessidades do Brasil, nos setores de recursos naturais e infraestrutura. Com esse objetivo, entre 2004 e 2010, o empresário criou, estruturou e abriu o capital das empresas MMX (mineração), MPX (energia), OGX (petróleo), LLX (logística) e OSX (indústria naval offshore).
Ao todo, Eike levantou recursos de mais de US$8 bilhões com a venda de ativos e de US$ 10 bilhões junto a investidores brasileiros e estrangeiros no mercado de capitais para suportar os empreendimentos em curso. Colocou em operação três minas de minério de ferro e iniciou a construção de