Introdução adm de materias
Este trabalho apresenta conceitos relacionados à atividade de administração de materiais e como esta atividade pode ser mais bem compreendida e implementada em qualquer tipo e porte de organização.
A finalidade da Administração de Materiais é assegurar o abastecimento contínuo dos itens que entram na fabricação dos bens e de outros em decorrência da programação conjunta das áreas de vendas e de produção.
A administração de materiais gerenciamento, planejamentos, coordenação, execução, controle, etc. e por Materiais – todos os itens contabilizáveis que entram na linha de produção de uma empresa e outros produtos específicos, além de material de escritório, limpeza, etc.
Para que possa ser gerenciada de forma integrada é muito importante que a administração de materiais seja tratada como um sistema, um conjunto de componentes interligados, que funcione de forma coordenada, com o objetivo de atingir um objetivo comum. Um movimento em qualquer um dos componentes de um sistema tem, em princípio, efeito sobre os outros componentes do mesmo sistema.
Com o mundo globalizado torna-se necessário que organizações se planejem de forma estratégica para poder se manter neste espaço competitivo. Ferramentas de TI para gerenciamento de informações se tornaram importantes dispositivos para empresas integrarem seus sistemas que antes não proporcionavam a confiabilidade e transparência que o mercado exige, gerenciando assim a organização de forma integrada conforme deve ser tratado à administração de materiais.
Um ponto de grande importância para todo sistema de administração de materiais é o comprometimento de todos os funcionários e pessoas ligadas ao trabalho, independente da especialidade.
Os trabalhadores devem ter conhecimento básico da importância que a sua tarefa tem para o bom desempenho do processo no contexto geral.
Desafios são enormes dentro da administração de materiais, mas um desafio que deve ser encarado com maior atenção é fazer a integração