introduçao a projetos arquitetonicos
INTRODUÇÃO
O QUE É UM PROJETO
ARQUITETÔNICO?
de passos normativos, voltados para o planejamento
• conjunto formal de uma edificação qualquer, regulamentado por um conjunto de normas técnicas e por legislação pertinente.
FASES
•
estudo preliminar estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação pelo cliente. Pode servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.
•
anteprojeto definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares. Nesta etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra.
•
projeto executivo apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes
ONDE COMEÇA?
PROGRAMA CLARO E OBJETIVO
ENVOLVIMENTO DE UM RESPONSÁVEL TÉCNICO
COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
APROVAÇÃO DOS ORGÃOS RESPONSÁVEIS
RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA
ORÇAMENTAÇÃO E CRONOGRAMAS
ONDE TERMINA? (termina?)
PROGRAMA DE NECESSIDADES
Programa não é arquitetura mas sim um quadro de possibilidades formais que expõe as propriedades funcionais exigidas pelo contexto. Seu objetivo é descrever o contexto do projeto, a fim de o “problema” seja identificado e compreendido.
RESPONSÁVEL TÉCNICO
Os responsáveis técnicos ajudam a fazer escolhas explorando todos os cenários possíveis e apresentando a solução que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu bolso. Estes profissionais podem ajudar a tomar decisões baseadas no melhor custo beneficio, proporcionando economia nos materiais e na obra como um todo.
OBRAS SEM RESPONSÁVEL TÉCNICO
COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
Quando o ato de projetar é pouco valorizado, os projetos são entregues à obra repletos de erros e de lacunas, levando a grandes perdas de eficiência nas atividades de execução, bem como ao prejuízo de determinadas características do produto