introduçao a metodologia
Como surgiu a ciência?
Do esforço coletivo do homem em aprender sobre a natureza e sobre si mesmo, abrindo mão de crenças, mitos e saberes do senso comum.
Como surgem as pesquisas?
Da falta de conhecimento. Chegar a possíveis explicações ou soluções para um problema pode significar não apenas aquisição de novos conhecimentos, mas, também, favorecer uma determinada intervenção.
Um problema é sempre uma falta de conhecimento!
O que é pesquisa?
A pesquisa, em geral, é perceber um problema teórico ou prático a ser resolvido, formular uma hipótese, testá-la e tirar conclusões para possíveis aplicações.
O que é método?
Método é derivado do grego methodos (meta = para e hodos = caminho). Pode-se dizer que método é a busca de um caminho para solucionar uma situação desconhecida.
Teoria e Prática!
Qual a importância da teoria e da prática? Qual deles é mais importante para a construção do conhecimento?
O nascimento do saber científico!
Os diferentes tipos de saber:
a) Os saberes espontâneos (doxa): nasce da experiência pessoal, do senso comum, dos conhecimentos adquiridos pelo homem diante dos desafios cotidianos. É um tipo de saber que permite conhecer o funcionamento das coisas para utilizá-las da melhor forma possível. É um saber que tem limites e não pode ser generalizado nem admite muita predição. O saber espontâneo ou do senso comum geralmente é enganador. Deve-se olhá-lo sempre com cuidado e desconfiança.
b) Os saberes da tradição: a tradição dita normas e regras de comportamento, valores, crenças, o que deve ser conhecido e o que não deve ser investigado. Não se baseia na experiência racional, mas na crença, no dogma, na fé. Aqui encontramos o pensamento religioso, a superstição etc. Este tipo de saber não aceita questionamentos.
c) O saber da autoridade: as autoridades, em todas as sociedades, se encarregam da transmissão do saber. Este saber tem muito peso, pois geralmente é baseado em experiências reais dos sujeitos