Introduçao a Linguistica 1
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas -LIP
Disciplina: Introdução à Linguística (140082) Turma: G
Professora: Ana Suelly Arruda Câmara Cabral
Exercício 1
Levando-se em consideração as diferentes épocas estudadas, discorra sobre:
a) Qual a função do estudo da língua(gem) segundo as diferentes épocas estudadas (Grécia, Roma, Idade Média e Renascimento), com seus principais autores?
Os gregos estudaram a língua(gem) levando em conta fatores estéticos, filosóficos e literários. Por isso, temos autores como Platão, Sócrates e Aristóteles refletindo sobre a língua. Os estudos visavam explicar a linguagem dos autores clássicos e preservar a língua. A investigação da linguagem pelos gregos tinha como objetivo descobrir a origem das palavras e concluir se existia relação entre elas e seus significados. Ou seja, a língua se forma em um processo natural ou é uma convenção? Os estudos gregos focaram ainda na fonética, gramática e etimologia. Os romanos herdaram a tradição grega e atribuem a eles a introdução da gramática. Aplicaram ainda os conhecimentos dos gregos à sua própria língua. Principalmente com Marco Terêncio Varrão, focaram os estudos em etimologia, sintaxe e morfologia. Já Prisciano formalizou os estudos gramaticais com uma descrição sistemática do latim. O objetivo do estudo da língua(gem), além do conhecimento das palavras, era a análise do discurso.
Na Idade Média, consideraram que a estrutura gramatical é única e aplicável a qualquer língua, ou seja, as regras independem da língua que se está analisando, são universais. Para eles, cada coisa, além de carregar em si sua individualidade, tem algo em comum com as demais coisas. Para os modistas, como os gramáticos medievais eram chamados, se cada coisa possui uma iconicidade, ou seja, uma relação com o mundo ao redor, as línguas também teriam uma mesma lógica entre si, já que advêm da iconicidade de cada coisa que é comum a todo o mundo. Os modistas