introduçao a fisiologia humana
O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. Note essa organização na figura abaixo.
- Átomos formam moléculas, que por sua vez, constituem moléculas maiores, as macromoléculas. - Essas moléculas estão organizadas em células, a unidade básica da vida.
- Grupos especializados de células formam os tecidos.
- Os tecidos então se arranjam em órgãos como o coração, o estômago e o rim.
- Grupos de órgãos formam os sistemas orgânicos.
- Todos esses sistemas se unem para formar o corpo ou o organismo humano.
2
Nosso corpo é uma grande coleção de células. Porém, para que todas estas células possam sobreviver, é necessário que estejam em um ambiente adequado, cujo equilíbrio dinâmico chamamos de homeostase. O temo homeostasia é usado pelos fisiologistas para definir a manutenção de condições quase constantes no meio interno.
3
4
5
6
7
8
9
Este ambiente é vedado de maneira especial pelos epitélios de revestimento.
Epitélio simples pavimentoso: ocorre em locais do corpo onde a proteção mecânica é pouco necessária; permite difusão de substâncias.
Ex.: endotélio (revestimento dos vasos sanguíneos e linfáticos), alvéolos pulmonares. Epitélio simples cúbico: túbulos renais, ovários. Absorção de substâncias. Epitélio simples prismático ou colunar: revestimento do estômago e intestinos. Epitélio estratificado pavimentoso: pele, boca e esôfago. Proteção.
Epitélio pseudoestratificado prismático: fossas nasais, traqueia, brônquios.
Epitélio de transição: tecido estratificado cujo número de camadas e forma celulares variam de acordo com a distensão do órgão. Aparecem estratificados planos quando a lâmina epitelial está tensa (distendida) e como estratificados cúbicos quando o epitélio está contraído. Ex.: bexiga urinária.
10
Nesta explicação não está sendo mencionado o líquido transcelular, como por exemplo