Introduçao ao desenho urbano
Desenho Urbano => parte do processo do planejamento das cidades
É dividido em
Politicas
Formam um quadro de ação
Define objetivos
Define meios de implementação
Define programas de investimentos
Planos
Visao físico-ambiental para o desenvolvimento integrado das politicas
Orientado para um processo do que para um produto, para que haja um dinamismo do contexto urbano, já que este não admite formas permanentes.
Projetos
São orientados para uma área ou território específicos
Programas
Conjunto de ações intersetoriais necessárias para implementar as políticas, planos e projetos.
O desenho urbano, dividido em temáticas especificas, facilita a implementação setorial dos Programas. SHIRVANI propõe uma categorização, a qual também da margem para a definição de critérios de qualidade setoriais:
Uso do solo
Configuração espacial
Circulação viária e estacionamento
Espaços livres
Percursos de pedestres
Atividades de apoio
Mobiliário urbano
O desenho urbano busca um tratamento da cidade que seja coerente para o usuário na integração dos elementos conformadores da dimensão físico-ambiental.
A qualidade fina do urbano, seja em suas partes ou no tratamento do seu todo, depende do inter-relacionamento entre as categorias e a conformação de cada uma delas.
O instrumento mais usual de implementação dos planos e projetos do Desenho urbano sao os Zoneamentos. Estes são os instrumentos mais populares para o controle do desenvolvimento urbano. Os zoneamentos dizem respeito ao tipos de usos permitidos, organização por zona e distribuição espacial. Os parâmetros maximo e utilização do solo são vitais para a geração da qualidade físico-ambiental urbana.
Instrumentos de implementação dos planos e projetos do desenho urbano (obs: zoneamento também é um intrumento)
Diretrizes do desenho urbano: especificam a finalidade das formas, os conceitos de projeto e os fatores básicos para o desenvolvimento de uma área.
Buscam