Introducão a engenharia civil
1-A ENGENHARIA:
A palavra Engenheiro vem de engenho, engenhoso, do latim in genenare, que significa faculdade do saber, criatividade. Foi usada pela primeira vez 200 d.C. quando Tertuliano descreveu um ataque a Cartago onde tinha sido usado um aríete, por ele descrito como ingenium, ou uma invenção engenhosa.
Esse foi o nome com que passaram a denominar a pessoa que era responsável pelos engenhos de guerra (aríetes, pontes flutuantes, catapultas, etc). À medida que foi se ampliando o campo de atuação do engenheiro, por volta de 1500, já se atribuía o nome engenheiro às pessoas que fabricavam engenhos. Nessa época viveu talvez o maior gênio de todos os tempos, Leonardo Da Vinci. Sem dúvida um grande engenheiro. CATAPULTA ROMANA
-------------------------------------------------
Questão para reflexão: Quais as diferenças entre os papéis dos Engenheiros, dos Cientistas, dos Tecnólogos, Técnicos e Artífices ou Artesãos?
Engenheiros são indivíduos que combinam conhecimentos da ciência, matemática e da economia para solucionar problemas técnicos com os quais a sociedade depara. É o conhecimento técnico aplicado que distingue os engenheiros dos cientistas.
Engenheiros são pessoas que solucionam problemas e reúnem os recursos necessários para alcançar um objetivo técnico claramente definido. A.M.Wellington (1847-1895), engenheiro americano, descreveu a engenharia como “a arte de fazer bem feito e com um dólar, aquilo que qualquer outro pode fazer com dois”.
A história da Engenharia está ligada à própria história da evolução do homem. Ainda não como ciência, os primeiros passos foram dados ainda no período Paleolítico, à cerca de dois milhões de anos quando se produziram as primeiras ferramentas com o uso de pedras lascadas,