INTRODUCAO
Este trabalho pretende apresentar um estudo com as empresas de bolsas situadas na cidade de Conchal-São Paulo para verificar quantas delas possuem um controle financeiro e as quais não possuem, apresentar a importância do mesmo para que elas possam futuramente implantar em suas empresas. A cidade de Conchal é conhecida como a cidade do couro devido o grande número de fábricas de bolsas que possui. Os fabricantes de couro tem grande apoio da Associação Comercial da cidade (ACICO). Os fabricantes juntamente com a ACICO criaram a AFacc (Associação dos Fabricantes de Artefatos de Couro de Conchal). Esta instituição tem o objetivo de organizar e fortalecer o setor coureiro da cidade e surgiu como meio de buscar benefícios e melhorias para os produtores.
Entre as propostas da entidade estão maior divulgação das fábricas conchalenses, parcerias para aprimorar a logística e baixar o custo da distribuição da produção, acesso mais fácil aos sistemas financeiros, compra conjunta de matéria-prima e a união das empresas.
O controle financeiro começou a surgir nos Estados Unidos na década de 50 e chegou ao Brasil nos anos 60. O planejamento financeiro buscava a simplificação e consistia basicamente em definir e controlar os gastos das empresas tomando-se como base de referência os valores de períodos equivalentes em anos anteriores.
Era voltado exclusivamente para o ambiente interno da empresa, por isso considerado um sistema fechado e trabalhava com um horizonte de tempo que na sua grande maioria era de um ano, conhecido como período fiscal ou ano fiscal.
O controle financeiro tem início no ponto em que o planejamento da empresa é finalizado. Seu objetivo é verificar se os recursos destinados à execução das atividades estão sendo aplicados conforme o planejado e avaliar a necessidade de correções e adaptações para que os resultados previstos ao longo do planejamento sejam atingidos.
O processo do controle financeiro é bem conhecido, é usado para