introducao
Seção 1 – Introdução
Prof. Thaís Castro
Objetivos:
Introduzir o conceito de Máquinas
Térmicas.
Máquinas Térmicas
Máquinas térmicas são máquinas que realizam trabalho e lidam com a variação de temperatura.
Normalmente, as máquinas térmicas retiram calor da fonte quente, parte desse calor realiza trabalho e a outra parte é jogada para a fonte fria, o que define sua eficiência.
Uma máquina térmica tem maior eficiência se transforma mais calor em trabalho, transferindo, portanto, menos calor na fonte fria.
Máquinas Térmicas
(continuação)
As máquinas térmicas utilizam energia na forma de calor (gás ou vapor em expansão térmica) para provocar a realização de um trabalho mecânico. Por isso o cilindro com pistão móvel é um dos principais componentes dessas máquinas: o gás preso dentro do cilindro sob pressão, quando aquecido, expandese, deslocando o pistão e realizando trabalho.
Máquinas Térmicas
(continuação)
Apesar dos diferentes tipos de máquinas térmicas, todas recebem calor de uma fonte quente (reator nuclear, coletor de energia solar, fornalha...), rejeitam o calor que não foi usado para um reservatório chamado fonte fria e funcionam por ciclos.
As máquinas térmicas e outros dispositivos que funcionam por ciclos utilizam normalmente um fluido para receber e ceder calor ao qual se dá o nome de fluido de trabalho.
Máquinas Térmicas
(continuação)
Uma máquina térmica pode ser então definida como um dispositivo que, realiza um trabalho líquido positivo a custa da combustão ou da transferência de calor de um corpo a temperatura elevada e para um corpo a temperatura baixa.
Exemplos: Turbina a gás, motor a gasolina, máquinas a vapor. Máquinas Térmicas
(continuação)
Reservatório térmico é um corpo que nunca apresenta variação de temperatura mesmo estando sujeito a transferências de calor. Assim, um
reservatório
térmico
temperatura constante.
permanece