Introducao e Boas Praticas Em UX Design
Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei nº9.610, de
10/02/1998.
Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida, nem transmitida, sem autorização prévia por escrito da editora, sejam quais forem os meios: fotográficos, eletrônicos, mecânicos, gravação ou quaisquer outros.
Casa do Código
Livros para o programador
Rua Vergueiro, 3185 - 8º andar
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo – SP – Brasil
Casa do Código
Prefácio
Por que produtos ou serviços digitais similares fazem mais sucesso do que outros? Um fator de peso está na relação entre o usuário e o produto. Nesse mundo conectado em que vivemos, cada vez mais ganha força o que considero antropocentrismo digital: o usuário é o rei. Se ele não tem uma boa experiência com o produto digital, ele deixa de utilizá-lo e migra para interfaces mais inteligentes, agradáveis e de fácil uso. E o diferencial do produto ou serviço digital pode residir justamente ali.
Se você trabalha com algum produto ou serviço digital, ou usa o digital
(website, mobile app) para comunicar-se com seu público, esse livro é obrigatório em sua biblioteca – mesmo que virtual.
Não temos tempo para ler manuais – seguimos padrões cognitivos de navegação cada vez mais intuitivos. Um sistema pode ser extraordinário em termos da complexidade de desenvolvimento, otimização no processamento computacional ou das integrações com N outros sistemas online. Se aquela camada do software que faz a interface com o usuário não é agradavelmente usável, o resultado de todo o seu incrível trabalho tecnológico de bastidores pode ter sido em vão ou negativamente impactado, pois não atingiu quem deveria: o usuário final.
Se o profissional de UX já faz parte de sua vida como desenvolvedor e você acha que o entregável dele restringe-se a wireframes, você verá nesse livro que existe muito mais ciência no seu trabalho, explorando o user journey, user stories, blueprint, passando por personas e mapeamento do ecossistema.
Existe muito trabalho