introducao a termodinamica
A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado, representado pela letra Q, e o trabalho realizado, representado pela letra τ, num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.
Desenvolvimento
Calor é energia térmica em trânsito, que ocorre em razão das diferenças de temperatura existentes entre os corpos ou sistemas envolvidos.
Já vimos que o calor é uma forma de energia em trânsito, que surge sempre que existe uma diferença de temperatura entre as partes de um sistema. Devemos apenas lembrar que, por convenção, quando um sistema, um gás, por exemplo, recebe calor, dizemos que a quantidade de calor associada a esse gás é positiva (Q > 0). Já quando perde calor, dizemos que a quantidade de calor associada a esse gás é negativa (Q < 0).
Energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho.
Energia Interna (U)
Chamamos de energia interna a fração da energia total de um sistema física que é determinada apenas pelo seu estado e que corresponde a soma das energias cinética e potencial das partículas (átomos, moléculas) que compõe esse sistema. Graças a essa característica microscópica, é muito difícil estimar um método para o cálculo da energia interna de um sistema qualquer, embora, para gases ideais, isso seja possível.
Pode-se demonstrar, utilizando métodos estatísticos (que não serão demonstrados aqui pois são mais longos e complexos do que esse texto se propõe), que a energia interna de um gás ideal só DEPENDE DE SUA TEMPERATURA, ou seja, só depende do estado do gás. Para um gás ideal monoatômico, por exemplo, essa energia interna pode ser calculada por:
U=32pV=32nRT
A termodinâmica tem como principais pontos o estudo de duas leis, que são:
- Primeira