introducao a economia
Rosane Alves Fonsatte
ECONOMIA
Seminários Avançados II
UNIDEZ
2013
INTRODUÇÃO
Deparamo-nos, em nosso dia a dia, com diversas questões de natureza econômica. Como por exemplo:
Desemprego;
Déficit público;
Alterações nas taxas de juros;
Aumento de impostos;
Desvalorização da taxa de câmbio.
Na realidade, os princípios e as práticas econômicas têm, ao longo do tempo, moldado o cotidiano dos cidadãos e, por conseguinte, da sociedade.
Atualmente o conhecimento sobre assuntos econômicos se faz mais necessário do que nunca, uma vez que a maior parte dos complexos problemas das sociedades modernas, tais como a globalização, a pobreza e a questão do meio ambiente, entre outros, está atrelada a problemas de natureza econômica.
Entretanto, apesar de a maioria das pessoas participar de atividades de natureza econômica, poucas possuem conhecimentos teóricos que lhes permitam analisar os problemas econômicos que nos cercam em nosso cotidiano.
Esse é, sem dúvida, o grande motivo pelo qual devemos estudar economia. O seu estudo nos proporcionará um conjunto de conhecimentos que nos ajudará a formar opiniões a respeito dos grandes problemas econômicos do nosso tempo, tornando-os cidadãos de fato em nossa sociedade.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ
A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Se não houvesse escassez, tampouco haveria a necessidade de se estudar economia
Mas, por que existe a escassez?
A escassez existe porque são necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens (alimentos, roupas, casas, etc.) e serviços (transporte, assistência médica, etc.) são infinitas e ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (máquinas, fábricas, terras agricultáveis, matérias-primas, etc.) a disposição da sociedade e que são utilizados na produção dos mais diferentes tipos de produtos são finitos e limitados,