Introducao sistemas operacionais
Curso: Ciencia da Computação.
Aula: Arquitetura de Sistemas Operacionais
Wildes Hanada
#SelfStudy #Conceitos #Resumo
Sistema Operacional Conjunto de rotinas a serem executadas pelo processador.
Principais funções Controlar o funcionamento do computador; Gerenciar a utilização de recursos do computador. Memorias, processadores e dispositivos I/O. Funciona de forma semelhante aos programas usuários.
Diferença entre um S.O. e uma aplicação convencional se baseia na maneira como suas rotinas são executadas em função do tempo.
Objetivo: Ser uma interface entre o Usuário e o computador (hardware).
Computador
Máquina de camadas/Maquina de níveis
Nível 0 – Hardware
Nível 1 – Sistema Operacional
Maquina Virtual A alteração do usuário atinge diretamente o Sistema Operacional, como se o hardware não existisse, esse ambiente criado denomina-se Maquina virtual.
Tipo de Sistemas Operacionais Sistemas Monoprogramaveis / Monotarefa Recursos permanecem exclusivamente dedicados à execução de um único programa. Processador permanece ocioso, aguardando por um evento. Implementação simples. Sistemas Multiprogramaveis / Multitarefas Recursos são compartilhados entre vários usuários e aplicações. Redução de custos por compartilhamento de recursos. Redução do tempo total de execução das aplicações. Sistemas Batch/Processamento Batch Não exige interação entre usuário e aplicação. Longo tempo de resposta. Sistemas de Tempo compartilhado (time sharing) Programas executados através da divisão de tempo do processador. (timeslice) Sistemas em Tempo Real (Real Time) Programa define prioridade de processamento e não o S.O. Tempo de processamento é fundamental.
Sistemas Com Múltiplos Processadores Possui dois o mais UCPs trabalhando em conjunto. Vários programas são executados ao mesmo tempo, ou são divididos em partes a serem executas. Desfruta de funções como: Escalabilidade: