INTRODUCAO PROJETO PARTE 1 capa
JULIANA BONIZZI
Os cuidados Excessivos Com o Corpo – Uma Visão Psicanalítica
Projeto de Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso Entregue à Prof. Dra. Ana Maria Trape Trinca
São Paulo
2015
ESCOLHA DO TEMA
A ideia em estudar esse tema surgiu após a minha participação em uma matéria de eletiva que escolhi no segundo ano de faculdade. A eletiva era sobre belezas extremas e me interessei muito pelo tema e pela sustentação teórica que a psicanálise fornecia para o assunto.
Depois de pensar em outros temas, resolvi que gostaria de me aprofundar mais sobre essas questões de beleza e a obsessão pela busca de um corpo ideal. Durante minhas buscas e revisão bibliográfica acabei por mudar sutilmente de direção e resolvi falar especificamente dos cuidados excessivos com o corpo, sem ressaltar o conceito de beleza que é muito subjetivo para cada indivíduo, e enfatizando as técnicas utilizadas pelas pessoas para atingirem a imagem de si que tanto desejam.
A motivação para o estudo do tema: Os cuidados excessivos com o corpo – uma visão psicanalítica- surgiram da necessidade em investigar e conhecer sobre os mecanismos mentais relacionados com a aparente obsessão que algumas pessoas apresentam em relação ao corpo.
Esse é um assunto que está em evidência atualmente e é intrigante o fato de cada vez mais as pessoas se submeterem a tratamentos estéticos perigosos, a uma rotina de atividades físicas exaustivas, ou a utilização de medicamentos e substâncias que prometem melhorar a aparência, mesmos cientes dos riscos que tais procedimentos podem causar para a saúde.
Dessa forma, com base nos fundamentos teóricos psicanalíticos, esse estudo pretende investigar qual a verdadeira busca que move a vida desses indivíduos e os processos psíquicos envolvidos nela.
Ao longo desse breve levantamento bibliográfico surgiu um ponto baseado na questão de que talvez as pessoas que tenham