Introducao economia
Prof. Juliana Delgado Martins
ECONOMIA
• Expressão grega oikonomia (de óikos, casa; nómos, lei), que significa a administração de uma casa, ou Estado.
DEFINIÇÃO DE ECONOMIA
A economia estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões, para que os recursos disponíveis, sempre escassos, possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.
A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.
• De forma intuitiva, pode-se dizer que a economia se preocupa com a maneira como os indivíduos “economizam” seus recursos, isto é, como empregam sua renda de forma cuidadosa e sábia de modo a obter o maior aproveitamento possível. Do ponto de vista da sociedade, em seu conjunto, a economia trata de como os indivíduos alcançam o nível de bem-estar material mais alto possível a partir dos recursos disponíveis.
A economia somente se preocupa com as necessidades que são satisfeita por bens econômicos, ou seja, por elementos naturais escassos ou por produtos elaborados pelo homem.
NECESSIDADES HUMANAS
• Em nossa casa, através, da mídia, estamos constantemente recebendo informações e apelos para consumirmos determinados produtos.
Fora de casa, a mídia também nos atinge com esse apelo ao consumo através de outdoors, cartazes, carros de som, vitrines, luminosos, etc.
Toda essa divulgação, veiculada através de diferentes meios de comunicação, baseia-se no estudo do mecanismo das necessidades humanas.
Como funciona esse mecanismo? Vejamos:
• Esse mecanismo é muito mais complexo do que parece. Na realidade, o que acontece em nossa sociedade, é que o ser humano, normalmente, não se satisfaz com o que consegue, estando sempre em busca de novas conquistas, realizações e experiências.
•