Introducao ao planejamento
CARLOS MAURICIO CARDOZO DE SOUZA
“Manter, Comunicar e Relacionar”.
SALVADOR
2012
UNIJORGE
CARLOS MAURICIO CARDOZO DE SOUZA
“Manter, Comunicar e Relacionar”.
Trabalho
Interdisciplinar apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina comunicação empresarial, curso de processos gerenciais do Centro
Universitário
Unijorge, sob a orientação do Prof.
FABIANO VIANA OLIVEIRA, turma 1,
Turno noturno
SALVADOR
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. GERIR E SOLIDIFICAR A RELAÇÃO 05
3. CONCLUSÃO 07
4. REFERÊNCIAS 08
1. INTRODUÇÃO
- (...) Que quer dizer “cativar”.
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa “criar laços...”.
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo... (Antoine de Saint-Exupéry)
A estratégia de comunicação deve alinhar o processo de compra adotado pelos principais perfis de clientes, sendo mantedora da imagem, e reputação, associada com o processo de venda da empresa, visando o aumento das vendas, conversão de prospects cadastrados, e geração de leads.
O processo de compra e venda numa relação B2B tende a ser mais racional e complexo. Daí a importância de fornecer informações e educação aos prospects.
2. GERIR E SOLIDIFICAR A RELAÇÃO
A estratégia de meios de comunicação com os clientes não pode estar calçada apenas em "programas de fidelidade". Iniciativas de marketing, muitas vezes, são esforços isolados de fidelização, o que não é suficiente. Antes de qualquer coisa, toda a empresa deve estar preparada para garantir os produtos, os serviços e o atendimento em todos os canais de comunicação. Isso é fidelização estratégica: o esforço de habilitar toda a empresa para reter seus