Introducao ao metoda da teoria social
FICHAMENTO: Introdução ao Método da Teoria Social
- Teoria Social de Marx: - é de natureza teórica, filosófica e ideopolítica - esta teoria diferente de outras vincula-se a um projeto revolucionário. (por isso, gera muitas discussões e no passado pessoas foram perseguidas por serem marxistas.
- sofreu muitas interpretações equivocadas. Surgiram literaturas manualescas. É o ponto de vista da totalidade e não a predominância das causas econômicas na explicação da historia que distingue de forma decisiva o marxismo da ciência burguesa (Lucacs, 1974)
- Problema central da pesquisa marxiana: a gênese, a consolidação, o desenvolvimento e as condições de crise da sociedade burguesa, fundada no modo de produção capitalista. Analisa a partir de processos históricos reais. Analisa a sociedade burguesa, com o objetivo de descobrir a sua estrutura e a sua dinâmica.
- Sobre a teoria – método – pesquisa:
- sua especificidade: o conhecimento teórico é o conhecimento do objeto tal como ele é em si mesmo, na sua existência real e efetiva, independentemente dos desejos, das aspirações e das representações do pesquisador. A teoria é p/ Marx a reprodução ideal do movimento real do objeto pelo sujeito que pesquisa, visa apreender a essência (ou seja, a estrutura, a dinâmica) do objeto.
- é a reprodução, no plano do pensamento, do movimento real do objeto.
- o sujeito tem um papel muito importante na pesquisa, pois quando analisa a soc cap. Ele Tb está inserido nela.
- Formulações teórico-metodologicas:
- O ser social – e a sociabilidade resulta elementarmente do trabalho, que constituira o modelo da práxis – é processo, movimento, que se dinamiza por contradições, cuja superação o conduz a patamares de crescente complexidade e novas contradições impulsionam a outras superações. “Não se pode conceber o mundo como um conjunto de de coisas acabadas, mas como um conjunto de processos”Marx e Engels
- as relações sociais