INTRODU O
O meio ambiente, habitualmente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas que existem na Terra, ou em alguma região dela, que afectam os ecossistemas e a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
CONCEITO
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural.
Recursos naturais e fenómenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga eléctrica e magnetismo, que não são originados por actividades humanas.
Na Conferência de Estocolmo, organizada pelas Nações Unidas em 1972, que abordou o tema a relação da sociedade com o do meio ambiente, sendo assim a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente, este foi definido como sendo o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos direitos ou indirectos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as actividades humanas.
No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) estabelecida pela Lei Nº. 6.938 de 31 de agosto de 1981 e regulamentada pelo Decreto nº 99.274, de 6 de Junho de 1990 define meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interacções de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Em Portugal, o meio ambiente é definido pela Lei de Bases do Ambiente (Lei nº 11/87) como o conjunto dos sistemas físicos, químicos, biológicos e suas relações, e dos factores económicos, sociais e culturais com efeito directo ou indirecto, mediato ou imediato, sobre os seres vivos e a qualidade de vida do homem.
IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE A crise ambiental global é, de fato a expressão de uma confusão social, devido a busca