Introdu O
As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado. Cinco diferentes vírus são reconhecidos como agentes etiológicos da hepatite viral humana: o vírus da hepatite A (HAV), o vírus da hepatite B (HBV), o vírus da hepatite C (HCV), o vírus da hepatite D ou Delta (HDV) e o vírus da hepatite E (HEV). Com exceção do HBV, que possui genoma DNA, todos os demais são vírus RNA.
Embora apresentando diferenças quanto ao tipo de genoma viral, estrutura molecular e classificação taxonômica, estes cinco agentes etiológicos têm o fígado como alvo primário e causam um processo necroinflamatório característico: a "hepatite". Náusea, vômitos, mal-estar, dor-de-cabeça, e perda do apetite são os sintomas mais freqüentes na fase inicial da doença. Colúria (urina escura) e acolia (fezes esbranquiçadas) antecedem a fase ictérica (pele e olhos amarelados) que, em geral, coincide com alteração das provas de função hepática.
HEPATITE A
A Hepatite A, também conhecida como hepatite infecciosa2 é uma doença aguda do fígado, causada pelo vírus da hepatite A (HAV), é a causa mais comum de hepatite viral aguda no mundo, e acomete principalmente crianças e adolescentes.
O agente etiologico(HAV) pertence a família Picornaviridae e foi identificado no ano de 1973. É um vírus que possui seu capsidio em forma icosaedrica que varia de tamanho entre 27 nm – 32nm, e possui genoma RNA.
Transmissão
A principal forma de transmissão é por via 0ral-fecal, já os virions serão eliminados principalmente pelas fezes, e seneamento básico precário e falta de higiene no preparo de alimentos, serão fatores que irão contribuir ainda mais para a transmissão, e por conta disso os principais focos de transmissão são creches, pré escolas e escolinhas, já que crianças comumente não tem o cuidado de possuir uma higiene adequada. Outras formas de transmissão são por contato intimo e raramente por exposição a sangue.
O vírus é ingerido terá um período de incubação de cerca de um mês. No