Introdu O
O presente trabalho tem como tema: Isaiah Berlin: Liberdade, Valores e Sociedade Decente. Todavia, Isaiah Berlin escreve sobre liberdade, Valores e sociedade decente. O objectivo deste trabalho de investigação é explicar as diferenças entre dois conceitos de liberdade, negativa e positive, valores e fundamentos de uma sociedade decente.
Conceitos como a liberdade, aparentemente consensuais, são diferentemente interpretados, porque o consenso proclamado sobre uma palavra pode acarretar um mal-entendido crescente sobre as realidades que abrange. Para o evitar, definem-se limites conceptuais e conferem-se exemplos de aplicação das referidas noções de liberdade.
Isaiah Berlin não se considera um filósofo mas um historiador das ideias. Se Heinrich Heine, o poeta alemão, despertou os seus contemporâneos para não subestimarem o poder das ideias, Berlin faz mais ou menos o mesmo, num período influenciado pelo positivism metodológico e pelo marxismo.
Considerando a Guerra Fria o maior conflito ideológico do séc. XX, Berlin defende que esta tinha como eixo uma divergente concepção de Liberdade1. A Razão liberta. É senhor da sua vontade quem sabe e compreende. Para o autor, a discussão capital em ciência política é: Porque razão deve alguém obedecer a outrém? Caso não o faça, poderá ser coagido? Em nome do quê, como e por quem?
Jean Domenach defendia que «A liberdade não é ensinada, mas a educação a predispõe. A liberdade, como todas as coisas humanas, não funciona validamente senão sobre um fundo de hábitos adquiridos.
I. LIBERDADE, VALORES E SOCIEDADE DECENTE EM ISAIAH BERLIN
1.1. Liberdade
Mas afinal, o que é a liberdade? Para Isaiah Berlin, é negativa quando se almeja a emancipação da ingerência deliberada de terceiros. Existem limites, os quais nem a autoridade pública pode ultrapassar. Âmbito político: governo pouco interveniente e limitado pela lei. Deverá haver uma esfera mínima privada, inviolável ou até sagrada, garantida contra a interferência alheia.