Introdu O
Titulação é uma das técnicas universais de química e é comumente usada para determinar a concentração de um soluto. O procedimento é usado para se determinar a quantidade de um ácido pela adição de uma quantidade equivalente de uma base, ou vice-versa. As titulações ácido-base são utilizadas em laboratórios de pesquisa, hospitais e indústrias para determinar as quantidades de ácido e base em soluções; é tambem utilizada em laboratórios forenses e para monitoramento ambiental. (ATKINS, 2001; MAHAN, 1995) Nesse experimento, foram realizadas a titulação do Carbonato de sódio e a titulação da solução de soda cáustica, sendo previamente calculado o volume de HCl concentrado.
A titulação envolve adicionar uma solução chamada titulante por meio de uma bureta, em um frasco contendo a amostra, chamada de analito. Um exemplo, segundo (ATKINS, 2001), é fazer um estudo ambiental em um lago, no qual observa-se que peixes estão morrendo, para determinar a concentração de ácido na água, “uma amostra de água do lago seria o analito e uma solução básica de concentração conhecida seria o titulante. No ponto estequiométrico, o número de mols de OH- (ou H3O+) adiocionados como titulante é igual ao número de mols de H3O (ou OH-) inicialmente presente no analito. O sucesso da técnica depende da nossa habilidade em detectar esse ponto.” (ATKINS, 2001).
Nessa prática, o ponto estequiométrico foi dado pela percepção da mudança de cor do indicador metil orange (amarelo para vermelho).
VI – REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS
ATKINS, P. Jones, L. Princípios de Química – Porto Alegre: Editora Bookman, 2001.
MAHAN, Bruce M. & MYERS, Rollie J. Química, um curso universitário, 4.ed, São Paulo: Edgard Blücher, 1995.