Introdu O
Jonathan Bento de Miranda – jonathanbento.9@gmail.com
Luciano Garces Alves – lu_personaltrainer007@hotmail.com
Neumar Pereira – neumarpereira@hotmail.com
Nicolas Andrey Marques de Oliveira – nicolasandrey15@hotmail.com
INTRODUÇÃO Para Tubino, 1979 a musculação é descrita como um meio de preparação física utilizada para o desenvolvimento das qualidades físicasrelacionadas com as estruturas musculares.
Sendo utilizada tanto para fins estéticos, esportivos, como para a própria qualidade de vida (GIANOLLA, 2003).
Inúmeros profissionais da Educação Física, envolvidos com a área de musculação, baseiam-se muito no conhecimento empírico, principalmente quanto aescolha do tipo de equipamento a ser utilizado na prescrição de um treino (RUNGE 2004).
Além disso, diversos exercícios básicos prescritos no programa de treinamento variam nas técnicas de movimento, padrão motor e recrutamento muscular em diferentes planos anatômicos (GLASS E ARMSTRONG, 1997).
De acordo com Platonov, 2004 a adequação aos objetivos do treinamento é uma tarefa que exige a interação de vários conhecimentos e é importantíssimo a variação da ordem de execução dos exercícios, bem como utilizar diferentes ângulos articulares para a realização de tais exercícios com ênfase na mesma musculatura. No âmbito desportivo, é muito importante a escolha do ângulo adequado a ser executado o movimento; utilizar resistência (pesos livres) e equipamentos de musculação especiais em conjunto. Os diversos equipamentos e aparatos utilizados na musculação, a grande variedade de exercícios especiais e métodos, permitem mudar substancialmente os programas de treinamento.
Sabendo desse grande número de variáveis, parece óbvio a necessidade de um ponto em comum dentro daquilo que se deseja comparar, ainda que nenhum procedimento de normalização elimine totalmente as variáveis (BARBOSA e GONÇALVES, 2002).
Dentre os diferentes