INTRODU O
Este trabalho tem como principal objetivo realizar uma pesquisa com clientes que utilizaram produtos capilares como shampoo, condicionador, tinturas, progressivas, hidratações etc. em centros de estética e causaram reações adversas. Foi utilizado um questionário em que possibilitou o levantamento das reações adversas que tais produtos podem causar, as manifestações clínicas e as orientações passadas ao cliente pelo profissional da área de estética.
Na teoria foi feita a leitura do artigo acadêmico: Reações Adversas a Cosméticos e o Profissional da Estética, além do material no portal do aluno. Em seguida foi feita uma breve análise do material levantado.
DESENVOLVIMENTO
Segundo a ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária), cosméticos são produtos feitos com substâncias naturais e sintéticas ou suas misturas, para uso externo nas diversas partes do corpo humano (pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral), com o objetivo de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, protegê-los ou mantê-los em bom estado pois apesar de serem considerados seguros, se usados de forma inadequada ou sem a orientação profissional, podem vir a causar possíveis reações desses produtos. Com base no conceito acima foi elaborada uma pesquisa com 5 clientes que apresentaram reações adversas após o uso de produtos capilares (shampoo, progressiva, condicionador, tinturas, etc.), num centro de beleza. Segue abaixo os dados coletados através de um questionário.
2.1 TABELA – DADOS DA PESQUISA: REAÇÕES ADVERSAS CAUSADAS POR PRODUTOS CAPILARES
PESQUISA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS
Clientes pesquisadas Clientes que teve reações adversas Principais produtos e as reações causadas Complicação clínica após as reações Recomendações recebidas do profissional de estética
5 5 Tintura para coloração dos cabelos. Reações: Vermelhidão, sensação de ardor e desconforto. Reações alérgicas A cliente