Introdu O
Paul Strathern é um autor britânico de biografias, romances e livros de histórias e viagens. Nasceu em Londres e estudou filosofia no Trinity College de Dublin. Strathern é mais conhecido pela autoria das séries populares Filósofos em 90 minutos e Cientistas em 90 minutos, publicadas em português pela editora brasileira Jorge Zahar Editor. Dentre os seus romances, A Season in Abyssinia foi agraciado com o Prêmio Somerset Maugham. Também escreveu Uma Breve História da Economia e O Sonho de Mendeleie. Atuou como jornalista frelance, colaborando para os jornais The Observe, Daily Telegraph e Irish Times. Como professor universitário, ensinou filosofia e matemática na Kingston University, tendo também lecionando poesia italiana moderna.
O fascinante livro traz uma abordagem sobre as descobertas dos cientistas Crick e Watson
Introdução
A descoberta da estrutura do DNA, feita em meados do século, criou uma ciência inteiramente nova. Tratava-se da biologia molecular, que começou a desvendar os segredos da própria vida. A biologia molecular veio a se tornar a física nuclear da segunda metade do século XX.(Pág. 06)
O caminho do DNA: uma história da genética
Uma teoria mais interessante foi a pangênese, que sustentava que cada órgão e substância do corpo secretava suas próprias partículas, que depois se combinavam para formar o embrião. (Pág. 07)
Apesar dos anos de laboriosa pesquisa de Mendel, Naegeli lhe disse que, se quisesse convencer alguém de suas conclusões, precisava efetuar outros experimentos ainda. Sugeriu que, dessa vez, utilizasse a pilosela (Hieracium).(Pág. 11)
Nesse meio tempo, houvera avanços num campo que, naquela época, parecia ter pouca relevância para a genética.(Pág. 12)
Mas a análise do mais elevado nível técnico realizada por Levene indicou que o DNA sempre continha quantidades iguais das quatro bases.(Pág. 16)
Mas a questão fundamental sobre o DNA