Introdu o
O mercado da beleza e saúde vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Isso vem acarretando maior giro de capital, crescimento de empregos e aumento de possibilidades. Dentre todos os ramos que constituem essa crescente área, está o ramo de cuidados capilares, exercido por nossos famosos e amados cabeleireiros.
Os diversos cursos disponíveis na área capilar, a facilidade de estar inserido nos mesmos e a grande procura pelos profissionais, fazem esse mercado promissor, devido o acesso facilitado a todas as classes sociais. Porém esse fácil acesso é uma das grandes causas de problemas como : queda capilar, processos alérgicos, e diversos outros fatores que contribuem para alguma reação inesperada mediante a ação do profissional.
Essas reações ocorrem em sua maioria por conta de profissionais mal formados que se inserem no mercado de trabalho, por pessoas que trabalham em suas casas sem nenhum tipo de conhecimento, pelo uso de produtos adulterados ou de baixa qualidade, por clientes que omitem fatores de sensibilidade para obter a mudança esperada no salão, e outros fatores que podem estar ocultos e serem descobertos momentaneamente tanto pelo profissional como pelo cliente.
A partir da pesquisa realizada pode se perceber que as reações inesperadas mais comuns que ocorreram, foi em um Procedimento de alisamento, descoloração, coloração e até lavagens comuns realizadas diariamente.
No caso da coloração, a cliente apresentou alergia ao oxidante presente na tinta. Seu couro cabeludo apresentou vermelhidão, coceira e irritação. Assim que a cliente reclamou dos sintomas e o profissional observou os mesmos, ele imediatamente interrompeu o processo lavou com água abundante, observou a pele acalmar e em seguida lavou com shampoo anti resíduo, para retirar qualquer componente que possa ter ficado no cabelo ou no couro cabeludo.
Em outro caso a cliente apresentou reação logo na aplicação do shampoo. Relatou coceira e vermelhidão intensa. O profissional