Introdu O
Em ambientes informatizados, os trabalhadores podem adotar posturas inadequadas ao desenvolver suas tarefas, devido às condições desfavoráveis, desta forma tencionando muito os músculos posturais tornando sua jornada de trabalho muito fatigante. Pois, a postura sentada torna-se muito cansativa após muitas horas de trabalho, havendo a necessidade de paradas periódicas durante a jornada de trabalho, bem como ao seu término para a execução de exercícios compensatórios, desta maneira minimizando os efeitos negativos do cansaço, tensão ou mesmo alguma dor nas costas, nuca, ombros ou nas pernas.
Os riscos ergonômicos que têm maior relação com o uso de computadores são: exigência de postura inadequada, utilização de mobiliário impróprio, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade. Além desses riscos, as condições gerais do ambiente (iluminação, temperatura e ruído) têm grande influência no comportamento dos trabalhadores, existe uma relação entre os aspectos ergonômicos e os fatores estressantes, que devem ser administrados em qualquer ambiente de trabalho, pois, existe uma relação direta entre os índices de stress e dor física com os aspectos ergonômicos e fatores ambientais irregulares. Tal relação se expressa através das posturas inadequadas e do cansaço físico e mental, bem como, das condições patológicas adquiridas pela exposição constante a estes fatores.
Indivíduos que adotam frequentemente uma mesma posição corporal durante a jornada de trabalho podem gerar alterações significativas no alinhamento corporal, além de apresentarem dor ou desconforto na musculatura mais utilizada. O indivíduo acaba adquirindo vícios posturais, além de outros problemas oriundos do trabalho. Estes, se não forem prevenidos ou amenizados com informações sobre seu posto de trabalho e os riscos que o envolvem, afetam a médio e longo prazo seu desempenho no cotidiano e na saúde e, por