Introdu O
O transtorno mental é uma condição que pode afetar várias áreas da vida de um indivíduo psicologicamente ou mentalmente.
Atitudes como lavar as mãos várias vezes ou passar o tempo todo preocupadas com a limpeza da casa pode não ser só preocupação com a higiene. A partir do momento que os hábitos, quaisquer que sejam, deixam de ser saudáveis e passam a ser obrigação, passa a ser transtorno obsessivo compulsivo (TOC), uma doença que requer tratamento.
Uma obsessão consiste em uma ideia fixa e resistente que determina a conduta de uma pessoa. Muitas vezes acompanhada de uma sensação de medo e pode se desenvolver de forma patológica.
Compulsão é um comportamento excessivo e repetitivo que a pessoa se sujeita a realizar em resposta as obsessões, com a intenção de aliviar a ansiedade ou um desconforto físico, na maioria das vezes é irresistível.
O TOC é o segundo distúrbio mais comum do mundo, ficando atrás apenas da depressão.
Não possui ainda causa específica, ocorrendo igualmente entre homens e mulheres, acontecendo geralmente, em jovens no final da adolescência. O Portador da doença só é diagnosticado com certeza e inicia-se o tratamento, somente alguns anos após a manifestação dos primeiros sintomas.
No Brasil, estima-se que há entre 2 e 3 milhões de pessoas portadoras desse transtorno, porém nunca foram diagnosticadas nem tratadas por não saberem que esses sintomas constituem uma doença.
Somente uma mania não indica obrigatoriamente que a pessoa sofra da doença. O que caracteriza o TOC são obsessões ou compulsões recorrentes, que consomem tempo e causam sofrimento à pessoa.
TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo
O TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos. Estes pensamentos são ideias persistentes, impulsos ou imagens que invadem a mente da pessoa insistentemente, sem que ela queira, fazendo com que tenha comportamentos que podem parecer absurdos e ridículos para si próprio e para os outros, gerando